Bem-vindos a um fórum que se pretende de discussão livre sobre todos os temas que acharem pertinentes, mas que se pretende direccionado para as questões da liderança.

Monday, July 28, 2008

Causa Pública


Há dias, numa entrevista a que estava a ser submetido, o jornalista perguntou-me "o que o leva a dar mais pelos outros, do que por si próprio?" Silêncio...

Grande pergunta e, como devem calcular, a resposta foi tão disparatada que eu me escuso de a revelar. Mas fez-me pensar e é essa reflexão que gostava hoje de partilhar convosco.


Sou um defensor da Causa Pública há cerca de 15 anos. É algo de que me orgulho e digo-o sem qualquer pretenciosismo. Tal como direi de qualquer um que me assegure o mesmo. Ninguém se pode julgar defensor da Causa Pública se não o disser. Baralhados? Não...passo a explicar.


É hoje, infelizmente, comum, associarmos ao Serviço Público aspectos pejorativos de que ninguém se orgulha, pois, como é sabido, há pessoas boas e más em todo o lado. Pois bem, quem não se identifica como estando em funções públicas - por vergonha, pejo, tontice, timidez, ou estupidez - não pode, obviamente, ser considerado um defensor da Causa Pública!


E este país, mais uma vez infelizmente, está cheio deles...estúpidos e afins!


Como diz o meu pai, "vergonha é roubar e ser apanhado!"...boa sabedoria a do meu pai, que assume, bem no seu carácter transmontano, que os desavergonhados são estúpidos! Salvaguardando as devidas distâncias e atendendo a que o - ainda - pouco público deste blog é "gente" séria, forjada no e pelo trabalho, quero terminar dizendo o que me vai na alma.


A minha terra, a minha vila, a minha cidade, a minha Freguesia, o meu Município, o meu País, estará sempre bem entregue nas "mãos" daqueles que nunca reneguem o seu principal - e único porque tão abrangente e transversal - objectivo, a defesa da Causa Pública! EU SOU UM DEFENSOR DA CAUSA PÚBLICA!

No comments: