Bem-vindos a um fórum que se pretende de discussão livre sobre todos os temas que acharem pertinentes, mas que se pretende direccionado para as questões da liderança.

Monday, April 20, 2009

Conseguir feitos extraordinários em Organizações


Motivo de grande regozijo para todos aqueles que os compõem e para os Municípios que os suportam, veio a público, recentemente – e por via insuspeita reflectida no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses / 2007 http://www.ctoc.pt/fotos/editor2/Anuario%202007%20final.pdf – que os SMAS de Oeiras e Amadora são a empresa/serviço municipalizado com maior resultado económico, acima do 15 milhões de euros, deixando o segundo classificado a 11 milhões de euros de distância (SMAS de Loures)!
Qual é o segredo deste sucesso? De entre outros, baseio-me no Desafio da Liderança para concluir que os líderes mobilizam as pessoas de forma a que queiram e xecutar feitos extraordinários nas suas organizações. Os líderes usam as estratégias adequadas para transformar valores em acções, visões em realidades, obstáculos em inovações, separatismo em solidariedade e riscos em recompensas. Os líderes criam o ambiente propício para que qualquer um transforme uma oportunidade difícil num sucesso estrondoso.

Revelado o segredo, como atingir o sucesso? Dá trabalho, mas aconselho – e acreditem que sei do que estou a falar – uma implementação estratégica com base nos seguintes princípios: orientar e apoiar as nossas equipas em tempos incertos; empregar melhor os talentos dos nossos colaboradores; ser um exemplo positivo em relação ao valor da ética e da honestidade no dia-a-dia; encontrar um melhor equilíbrio na nossa vida, todos os dias; pôr o nosso conhecimento em produtos e serviços, criando um valor extraordinário para o cliente; introduzir a sabedoria de diferentes gerações no local de trabalho e no serviço público que prestamos; usar as ferramentas de tecnologia que permitam uma rede de ligação humana; ajudar na riqueza do conhecimento científico para a sustentabilidade dos sistemas e para a preservação dos recursos hídricos; reconstruir um sentido de comunidade e aumentar as sinergias entre os dois Concelhos; transformar a informação em conhecimento e melhorar a prestação do serviço, atendendo às necessidades cada vez mais imperiosas de práticas de Responsabilização Social; formar e informar numa óptica de Responsabilidade Ambiental; restaurar a esperança e criar uma sensação de um futuro sempre e cada vez mais harmonioso.

E porquê? Porque o domínio dos líderes é o futuro. O legado único do líder é a criação de instituições reconhecidas que perduram no tempo. O contributo mais significativo que os líderes podem dar, não se resume ao dia de hoje; tem de levar ao desenvolvimento a longo prazo de pessoas e instituições para que se possa adaptar, mudar, prosperar e crescer.

Afinal de contas, apercebemo-nos de que o desenvolvimento da liderança é auto-desenvolvimento. Completar o Desafio da Liderança é um desafio pessoal e diário para todos nós.

É só uma tarefa por dia, de uma tradicional semana de trabalho. São estas as cinco tarefas que podem mudar, para sempre, a evolução da sua empresa. São estes os princípios que estão na base do sucesso. É esta a estratégia que faz conseguir feitos extraordinários para a sua organização: Mostrar o Caminho; Inspirar uma Visão Conjunta; Desafiar o(s) Processo(s); Permitir que os Outros Ajam; Encorajar a Vontade.

NOTA: Obrigado, Dr.ª Teresa Gonçalves…

in Jornal de Oeiras, 21 abr./09

No comments: