Tuesday, July 29, 2008
"Non, ou a vã glória de mandar"
Monday, July 28, 2008
A palavra dos outros
Publicado no “Jornal de Oeiras” de 1-11-2005
A palavra dos outros
DEMOCRACIA
Pensamento do dia (2)
E. Morin, sociólogo e filósofo francês, As Grandes Questões Do Nosso Tempo
Pensamento do dia (1)
E. Morin, sociólogo e filósofo francês, As Grandes Questões Do Nosso Tempo
Causa Pública
Grande pergunta e, como devem calcular, a resposta foi tão disparatada que eu me escuso de a revelar. Mas fez-me pensar e é essa reflexão que gostava hoje de partilhar convosco.
Sou um defensor da Causa Pública há cerca de 15 anos. É algo de que me orgulho e digo-o sem qualquer pretenciosismo. Tal como direi de qualquer um que me assegure o mesmo. Ninguém se pode julgar defensor da Causa Pública se não o disser. Baralhados? Não...passo a explicar.
É hoje, infelizmente, comum, associarmos ao Serviço Público aspectos pejorativos de que ninguém se orgulha, pois, como é sabido, há pessoas boas e más em todo o lado. Pois bem, quem não se identifica como estando em funções públicas - por vergonha, pejo, tontice, timidez, ou estupidez - não pode, obviamente, ser considerado um defensor da Causa Pública!
E este país, mais uma vez infelizmente, está cheio deles...estúpidos e afins!
Como diz o meu pai, "vergonha é roubar e ser apanhado!"...boa sabedoria a do meu pai, que assume, bem no seu carácter transmontano, que os desavergonhados são estúpidos! Salvaguardando as devidas distâncias e atendendo a que o - ainda - pouco público deste blog é "gente" séria, forjada no e pelo trabalho, quero terminar dizendo o que me vai na alma.
A minha terra, a minha vila, a minha cidade, a minha Freguesia, o meu Município, o meu País, estará sempre bem entregue nas "mãos" daqueles que nunca reneguem o seu principal - e único porque tão abrangente e transversal - objectivo, a defesa da Causa Pública! EU SOU UM DEFENSOR DA CAUSA PÚBLICA!